Equipe de fiscalização da PMA apreende armadilhas para captura de Guaiamum em manguezal do Sauê ~ Gospel MIX

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Equipe de fiscalização da PMA apreende armadilhas para captura de Guaiamum em manguezal do Sauê

Clique na imagem para zoom
Quinze armadilhas utilizadas para captura de Guaiamuns (crustáceo em ameaça de extinção) foram apreendidas pela equipe de fiscalização da Prefeitura de Aracruz no último final de semana. As “ratoeiras”, como são popularmente conhecidas, foram encontradas em uma área de manguezal na região do Sauê, litoral do município.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), os materiais estavam em locais estratégicos para a captura do Guaiamum. A equipe fazia a patrulha quando se deparou com as armadilhas.
“Elas estavam dispostas na parte seca do manguezal, que é um local de fácil acesso por estar próximo ao asfalto. Dentro das armadilhas encontramos três Guaiamuns de porte pequeno. Dois machos e uma fêmea”, relata o guarda ambiental, Ronnie Gonçalves.
Os animais foram devolvidos ao manguezal e as armadilhas apreendidas e levadas à SEMAM.
Patrulhamento dia e noite
Para manter a preservação dos manguezais de Aracruz, a equipe de fiscalização ambiental atua dia e noite, realizando rondas em áreas comuns para pesca e cata de crustáceos, com apoio de motos e carros.
Durante o período de andada e defeso de espécies como o caranguejo-uçá, por exemplo, o monitoramento desses locais é intensificado. “A Secretaria do Meio Ambiente se compromete em fiscalizar e preservar os manguezais que, além de serem Áreas de Preservação Ambiental, é importante para famílias que dependem do mangue para o sustento. Além disso, a fiscalização nesses locais é realizada em atendimento a uma Portaria Estadual”, explica o secretário de meio ambiente, Wagner Carmo.

Denúncias

Quem flagrar práticas ilegais em manguezais ou em outras áreas de preservação pode entrar em contato com a equipe de Fiscalização Ambiental de domingo a domingo.
Os telefones para denúncias são: 27  9 9971-4462 e 3270 7065.





fonte:prefeituraaracruz

0 comentários:

Postar um comentário