08/14/18 ~ Gospel MIX

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Prefeitura de Aracruz assina ordem de serviço para conclusão das obras da Escola Pró-Infância Bela Vista

O prefeito Jones Cavaglieri segura a Ordem de Serviço assinada ao lado de lideranças comunitárias, vereadores, secretários e representantes da empresa Finale Sistemas Construtivos



Foi assinada na tarde desta segunda-feira (13/08), no Gabinete da prefeitura de Aracruz, a ordem de serviço para conclusão das obras da Escola Pró-Infância Bela Vista, cujos serviços serão prestados pela empresa Finale Sistemas Construtivos Ltda ME. O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, acompanhado dos Secretários Edmilson Martins Schweck (Governo), Luciano Forrechi (Administração e Comunicação), Ilza Rodrigues (Educação), Wellington Lozer Giacomin (Obras e Infraestrutura), lideranças comunitárias e vereadores.

“Há poucos dias estivemos aqui para assinar esse contrato com a empresa que concluirá esta obra. Hoje assinamos essa ordem de serviço, que é um momento muito esperado da comunidade local. Trata-se de uma importante obra, pois temos um grande deficit no atendimento das crianças de 0 a 3 anos. Diante disso, para nós é sempre uma grande alegria poder dar uma ordem de serviço de uma escola, ainda mais na pró-infância, onde a criança encontra-se em uma grande fase de aprendizagem. A educação é o que transforma o mundo. Se não investirmos nisso, ficaremos sempre patinando”, comenta o prefeito Jones Cavaglieri.

Priorizando o atendimento na crecheA Secretária de Educação Ilza Rodrigues afirmou que priorizará o atendimento para as crianças de 0 a 3 anos. “Com essa vitória de hoje, teremos um CMEI pró-infância que também contará com atendimento de creche, onde daremos mais prioridade, ocupando mais salas de aula, para justamente desafogarmos esse gargalo existente”, explica. Ainda de acordo com a secretária a nova escola será moderna e digna com estrutura suficiente para atender 250 crianças.

A conclusão da obra foi orçada em R$ 1,049 milhão de reais e será executada pela Prefeitura de Aracruz com repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os serviços se iniciam em 15 dias após a assinatura da ordem de serviço, e a previsão é que ela seja concluída em seis meses. Ela terá oito salas que serão adequadas de acordo com a necessidade do bairro, além de laboratório de informática, sala de leitura, pátios coberto e descoberto com playground. Ao todo serão 680 metros quadrados de área construída. A Secretaria de Obras e Infraestrutura da prefeitura de Aracruz será a responsável pelo acompanhamento da execussão dos serviços.





Mais informações »

Prefeitura de Aracruz produz mudas para reflorestamento de áreas degradadas



O verde predomina no viveiro da Secretaria de Agricultura (SEMAG). É lá que árvores nativas e frutíferas começam a brotar, para depois serem levadas até escolas, quintais, ruas e propriedades.
Em 2017, por exemplo, cerca de 10 mil plantas já foram distribuídas para associações, projetos sociais e população. Espécies como Ingá, Ninho Indiano, Jambo e Acerola são utilizadas no reflorestamento de Áreas de Proteção Permanente (APP) e na recuperação de nascentes, através do projeto Amigos da Água, executado pela SEMAG.
Mas, para que as mudas cresçam saudáveis, é preciso cuidado e organização. Diariamente seis profissionais trabalham no viveiro, ajudando em tarefas que vão do plantio à manutenção do local.
Os serviços envolvem limpeza e secagem das sementes, que depois são colocadas na areia para facilitar a retirada das mudas que serão transportadas para as sacolas. Além disso, a equipe também atua realizando tratos culturais no ambiente, como adubação, aplicação de defensivos, irrigação e capina manual.
“É um trabalho que a gente faz com muito prazer”, enfatiza o servidor público Clarindo dos Passos que, há 25 anos, ajuda a manter o viveiro limpo e organizado.
Espaço do cidadão

Toda semana o viveiro da Secretaria de Agricultura recebe a visita de pessoas interessadas em aprender sobre plantio ou então para receber mudas.
O morador do Bairro Planalto, Helder do Nascimento, foi até o viveiro escolher mudas para plantar no entorno de sua propriedade. “Os Ingás vão fazer sombra na beira do córrego da minha chácara”, relatou.
Serviço
O viveiro da Secretaria de Agricultura está localizado na Rua Girassol, s/nº, Bairro Planalto, e funciona das 08 às 17h.
Cada cidadão pode levar até dez mudas, de forma simples. Para solicitar números maiores de plantas é preciso entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento Agrícola da SEMAG, no número: 27 3270 7063.







Mais informações »