08/23/18 ~ Gospel MIX

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Candidatura de Lula é alvo de 16 contestações, diz TSE




A expectativa, agora, é de que a defesa do ex-presidente da República seja notificada, abrindo prazo de sete dias para manifestação


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedido de registro de candidato a presidente da República com o maior número de contestações é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato.
Nesta quinta-feira, 23, o TSE aprovou os pedidos de registro de candidatura de Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e João Amoêdo (Novo)
Depois que o pedido de registro de Lula foi formalizado no tribunal no último dia 15, a candidatura do petista foi alvo de 16 contestações. O prazo para os pedidos de impugnação de Lula foi encerrado às 23h59 da última quarta-feira, 22.
A expectativa, agora, é de que a defesa do ex-presidente da República seja notificada, abrindo prazo de sete dias para manifestação. O relator do pedido de Lula é o ministro Luís Roberto Barroso, que pretende imprimir ao registro do petista o mesmo rito previsto para qualquer outro candidato que dispute o Palácio do Planalto.
Conforme informou o Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) na última sexta-feira, 17, a sinalização de Barroso de respeitar os prazos de tramitação do registro da candidatura de Lula pode levar o plenário da Corte Eleitoral a julgar o caso apenas no início de setembro. Nesse período, a propaganda partidária já estará sendo veiculada no rádio e na televisão. O horário eleitoral gratuito começa no dia 31 de agosto.
Parecer
Um parecer técnico enviado ao TSE pela equipe jurídica de Lula defende as garantias do "devido processo legal" e a observância de "formas e ritos previstos" na tramitação dos pedidos de registro de candidatura. A íntegra do documento, que já foi entregue a ministros do TSE, foi publicada em primeira mão pela Coluna do Estadão.
O parecer técnico foi elaborado pelos irmãos e ex-ministros Henrique e Fernando Neves. O objetivo deles é informar aos integrantes da Corte Eleitoral sobre como se dá o processo de tramitação do registro de candidatura de qualquer candidato, inclusive o de Lula.
"À defesa deve ser assegurada a utilização de todos os meios e recursos que lhe sejam inerentes. O prazo para apresentação da defesa somente se inicia depois do término do prazo para a impugnação (...) e deve ser contado a partir da entrega da notificação pessoal ao candidato, ainda que por meios eletrônicos", sustentam os irmãos Neves.
Na última quinta-feira,16, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao TSE que começasse a contar, desde a semana passada, o prazo para a manifestação da defesa. O pedido foi colocado como uma segunda alternativa da Procuradoria-Geral da República (PGR), caso Barroso não negue liminarmente o registro do ex-presidente.
A PGR quer que o caso seja resolvido o quanto antes, enquanto a defesa de Lula joga com o tempo e trabalha para que o julgamento do registro pelo plenário da Corte Eleitoral ocorra com o horário eleitoral gratuito já sendo veiculado no rádio e na televisão, ou seja, só depois de 31 de agosto.




Fonte:folhavitoria


Mais informações »

Simulador vai avaliar desgaste de asfalto da BR 101, no ES. Entenda!



Para resolver esse problema do asfalto, a Eco 101 fez uma parceria com a Ufes


Os motoristas que trafegam pela BR 101 já devem ter notado que nem sempre a qualidade do asfalto é boa. Para resolver esse problema, a Eco 101, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realiza um teste no trecho no município de Anchieta, com um simulador.
O simulador mostra o desgaste do pavimento de forma acelerada. Isso é feito a partir de um eixo que se desloca continuamente simulando um carro. Quatro pistas experimentais foram instaladas no início de 2018 às margens da BR 101, no município de Anchieta. É nessas pistas que a cada três meses, esse eixo fica trafegando com a proposta de avaliar resultados que possam melhorar a qualidade do asfalto no Espírito Santo.


Para entender melhor sobre o assunto, a equipe da TV Vitória conversou com Rodrigo Consetino, engenheiro da concessionária que administra a via, a Eco 101 na manhã desta quinta-feira (23). "Essa pesquisa, que é desenvolvida com a Ufes, visa estudar soluções e alternativas para as camadas de pavimentação, e então executamos quatro pistas de 200 metros como se fossem trechos de uma rodovia real. E esse simulador, que é um equipamento de alta tecnologia, simula a ação do tráfego de forma acelerada. A cada três meses esse simulador trabalha em cada uma dessas quatro pistas, e nesse período simula a ação do tráfego de 10 anos ".



Fonte:folhavitoria


Mais informações »

Prefeitura da Serra faz ação para apagar pichações em muros de três regiões do município

 

O trabalho de limpeza foi acompanhado pela Polícia Militar, Guarda Municipal e uma equipe da Secretaria de Serviços


A prefeitura municipal da Serra deu início a uma ação na manhã desta quinta-feira (23) para apagar mensagens de 'ordem' supostamente pichadas por traficantes em muros do município. O trabalho de limpeza foi acompanhado pela Polícia Militar, Guarda Municipal e uma equipe da Secretaria de Serviços e acontece nas regiões de Grande Jacaraípe, Vila Nova de Colares e Feu Rosa.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Jailson Miranda, os pontos foram escolhidos através de um levantamento feito pelo Serviço de Inteligência e o trabalho integrado já acontece no município desde o ano passado.


"Hoje nós estamos na região da Grande Jacaraípe, Vila Nova de Colares e Feu Rosa e é importante destacar que essa ação não começou agora. Ela acontece desde o ano passado e, através das informações do serviço de inteligência, o município vem colaborando com essas ações integradas. Temos mais 5 grupos integrados de trabalho para melhorar a ordem pública do município", explica.
O secretário destaca ainda que o trabalho vem apresentando números satisfatórios, principalmente em relação ao índice de homicídios no município.
"Em consequência de todo esse trabalho integrado da Polícia Civil, Militar e esse conjunto de ações que fazemos, exatamente hoje temos 41% de homicídios a menos em relação a 2017 e 36% em relação a 2016. Essa é apenas uma das ações de muitas que estão sendo desenvolvidas no município", destaca. 
Vila VelhaNo município de Vila Velha, cerca de 50 pichações com dizeres relacionados ao tráfico de drogas e ameaças nos muros também foram apagadas na última terça-feira (21). 


A ação aconteceu após o assassinato da jovem Thaís Oliveira Rodrigues, de 22 anos, morta por não cumprir o aviso do muro supostamente pichado por traficantes, na região de Morada da Barra. Funcionários da prefeitura que realizaram o trabalho precisaram ser escoltados pela Polícia Militar.


Fonte:folhavitoria



Mais informações »