08/30/18 ~ Gospel MIX

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Confira a programação da festa que celebrará os 462 anos de Santa Cruz

Clique na imagem para zoom
Este ano o bairro mais antigo do território aracruzense completa 462 anos e a festa será celebrada nos dias 07, 08 e 09 de setembro, com diversas atrações culturais, musicais e esportivas.
A programação conta com encontro de trilheiros, shows, torneio de futebol, passeio ciclístico, tenda cultural, aulão de zumba, descida ecológica no Rio Piraquê-Açu e passeio ciclístico. O evento é uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR).
 “Santa Cruz se destaca, entre seus atrativos turísticos, pela diversidade cultural, fruto do talento do seu povo. Parabenizo todos os moradores que contribuem diariamente com o desenvolvimento do município, aceitando o desafio de fazer mais e melhor”, disse o prefeito Jones Cavaglieri.
Memória vivaO balneário de Santa Cruz está situado às margens da foz do Rio Piraqueaçu, com histórias de muitas gerações que se mantém viva, por meio de casarões antigos, o cais do porto, a Fonte do Caju, um extenso manguezal e pescadores a beira do rio.
Denominada Aldeia Nova, Santa Cruz foi fundada em 1556 pelo padre Brás Lourenço auxiliado pelo também padre Diogo Jácome. Tudo começou com a chegada dos homens brancos naquelas terras habitadas somente pelos índios tupiniquins, chefiados pelo cacique Maracaiá-Guaçu, ou Grande Gato. Eles chegaram em virtude do processo de catequização, fundando um núcleo de catequese que atraiu várias tribos de índios da região. Mais tarde, com a criação da Aldeia dos Reis Magos ( atual Nova Almeida) o núcleo passou a denominar-se Aldeia Velha.
Em 16 de dezembro de 1837 a Aldeia Velha tornou-se distrito. Uma lei provincial elevou o povoado a Freguesia, passando ela a fazer parte do termo de Nova Almeida. Em 1848, por Lei Provincial no. 2, a Freguesia foi elevada a Vila. O município foi criado em 3 de abril de 1848 com o nome de Santa Cruz.
Em 1860, Santa Cruz recebeu a visita de D. Pedro II, que pernoitou em Santa Cruz e até inaugurou o chafariz público. Para abrigar o imperador, foi construído o prédio onde depois funcionou a antiga Câmara Municipal, hoje um dos dois únicos patrimônios do Município de Aracruz tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Clique na imagem para zoom




Fonte:prefeitura aracruz

Mais informações »

Projeto Praça Digital: Distrito de Guaraná é o próximo a receber sinal gratuito de internet

A Praça São Cristóvão em Guaraná passa a contar com o sinal de internet gratuito a partir desta quinta-feira (30/08) (Clique na imagem para zoom)
A próxima localidade do município de Aracruz a recebe o “Projeto Praça Digital” é o distrito de Guaraná. Desta vez o sinal de internet gratuito será implantado na Praça São Cristóvão. A cerimônia de inauguração acontece nesta quinta-feira (30/08), às 19h, e contará com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

Esta será a terceira praça de Aracruz inaugurada em um mês, sendo que o projeto foi oficializado no dia 27 de julho na Praça da Paz e mais recentemente, na última sexta-feira (24/08), em Barra do Riacho. A previsão é que até o fim do mandato seja ampliada para 25 o número dessas praças digitais. Os próximos locais a receber o sinal de internet gratuito ainda neste ano são: Santa Cruz, Guanabara, Vila do Riacho, Bela Vista, Coah IV, São Marcos, Praça da Matriz (Centro), Coqueiral, Barra do Sahy, Rodoviária e Mercado Municipal.

O vereador Ronivaldo Garcia Cravo, que é morador de Guaraná, comemorou a chegada do projeto Praça Digital em seu distrito. “Hoje praticamente todo mundo tem um celular/tablet ou computador. Por isso, esse projeto é tão importante para Guaraná. A internet nos conecta com o mundo das notícias, do entretenimento e até mesmo como fonte de informação para os estudos. Sem dúvida, damos um passo muito importante para o desenvolvimento econômico e social do nosso distrito, pois também vamos levar a família de volta a nossas pracinhas”, diz.






Fonte:prefeitura aracruz

Mais informações »

Inscrições para o Curso de Formação de Guarda-Vidas – CFGV 2018 – se encerram nesta sexta-feira (31/08)

O curso tem o objetivo de habilitar profissionais para atuarem em ocorrências de salvamento em diversos ambientes aquáticos (Clique na imagem para zoom)
Termina nesta sexta-feira (31/08) o prazo para os interessados participarem do Curso de Formação de Guarda-Vidas 2018. A inscrição pode ser feita no site do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo – CBMES, acessando o link: http://sisaqua.cb.es.gov.br/.

Esse curso tem o objetivo de habilitar profissionais para atuarem em ocorrências de salvamento em diversos ambientes aquáticos. Para se inscrever, é necessário ler atentamente as informações que serão disponibilizadas no site do CBMES – https://cb.es.gov.br/curso-de-formacao-de-guarda-vidas-cfgv-2.

Com duração de 4 semanas, o curso envolve atividades teóricas e práticas, totalizando 100 horas de instrução. No seu final os formandos que atingirem o índice mínimo exigido serão considerados aptos a receber um certificado com validade de um ano, prorrogável por mais dois anos desde que seja realizado a revalidação.




Inscrição: 13 a 31 de Agosto 2018
TAF: 10 a 14 de Setembro 2018
Curso (CFGV): 1 a 26 de Outubro



Fonte:prefeitura aracruz

Mais informações »

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Aracruz são empossados

Clique na imagem para zoom
Durante a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Aracruz (CMSA) realizada na tarde desta terça-feira (28/08), no plenário da Câmara Municipal, foram empossados os novos membros que irão compor o colegiado para o mandato 2018/2020. Na ocasião ainda foram eleitos o presidente, Sr. Herval Nogueira Júnior, que é representante do Segmento Usuário do Sus, além da mesa diretora.
Os serviços prestados pelos membros nomeados pelo DECRETO N.º 34.504, DE 10/08/2018 serão considerados de relevância pública e sem ônus para os cofres públicos, não gerando, de forma alguma, direitos ou vantagens pecuniárias.



Fonte:prefeitura aracruz

Mais informações »